Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
BLOGNOTA DE ALINE DE LIMA
BLOGNOTA DE ALINE DE LIMA
Publicité
5 août 2009

O Choro no Mundo

Ritmo agitado e alegre, instrumental ou cantado, as sincopes e virtuosas melodias do Choro fazem chorar... De emoção. Muito orgulhosa de ver este estilo musical forte como parte do patrimônio cultural brasileiro, eu me pergunto:

Quem estaria apto a representar o Choro internacionalmente? Sera que a indústria fonográfica brasileira tem interesse em divulgar o Choro no exterior?

Sabe-se que o Choro misturou música européia (polca, scottish, valsa) com ritmos africanos, o lundu, por exemplo. Isso não faz lembrar as origens do Jazz?

Comparando a evolução dos dois, o Choro sendo um pouco "mais velho" que o Jazz, este ultimo soube se impor mundialmente, sobressaindo-se da World Music, estilo onde o Choro se situa fora do Brasil. Até a Bossa Nova possui uma identificação própria, como um estilo em si, tal qual o Jazz.

O que esta' faltando para que o Choro tenha uma maior repercussão fora do Brasil e enriqueça a imagem da cultura brasileira no exterior?

O Choro ainda é privilégio dos brasileiros interessados em musica e de eruditos curiosos espalhados mundo à fora. Penso em artistas como a cantora Mariza que "ressuscitou" o Fado e o projetou internacionalmente com modernidade e elegância. Quem sabe, Yamandu Costa seria uma estrela dessa grandeza, capaz de emitir seus raios luminosos do Rio para o resto do mundo? Ou teria outros?

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité